domingo, 21 de março de 2010

Semana Santa 04 de Abril (Domingo de Pascoa)



Origem da Semana Santa - Páscoa
A Semana Santa é um período religioso do Cristianismo e do Judaísmo que celebra a subida de Jesus Cristo ao Monte das Oliveiras, a sua crucificação e a sua ressurreição. Nos primórdios, os cristãos celebravam a Páscoa em apenas um dia. No século II passou-se a comemorar a Ressurreição de Cristo num determinado domingo. Foi utilizado o período da Páscoa judaica. Como Cristo ressuscitou num domingo, estabeleceu-se o primeiro domingo depois da primeira lua cheia da primavera para celebrar a Páscoa Cristã. Dois séculos depois os cristãos passaram a celebrar em três dias para vivenciar a Paixão, a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Na sexta-feira santa para a morte de Cristo, o sábado para o luto e o Domingo para a ressurreição.

Pesquisadores acreditam que as tradições da páscoa (ovos de chocolate e do coelhinho da Páscoa) têm ligação com festividades antigas de festas da primavera (hemisfério norte). Os imigrantes alemães trouxeram para o Brasil a tradição do Coelhinho da Páscoa, entre o final do século XVII e o início do século XVIII.

A palavra Páscoa é originária da festa judaica de rituais de passagem. A data da Páscoa foi fixada no primeiro concílio de Nicéia, no ano de 325. A Páscoa cristã é comemorada no primeiro domingo após a primeira Lua cheia da Primavera (Outono no Hemisfério Sul).