quinta-feira, 17 de junho de 2010

Programação


Nesta temporada, se apresentarão 16 forrozeiros, 15 bandas de pífanos, 19 grupos folclóricos, além de 28 das 98 quadrilhas que se apresentam nos espaços reservados pelo Governo do Estado. Na cidade cenográfica, estão montados oito bares com estrutura de restaurante, 11 espaços para exposição do artesanato sergipano e outras seis “casas” institucionais, mantidos pelo Governo de Sergipe: Lambe-Lambe, Cordel, Banese, Sergipe Internet (lan house), DST/Aids e Vigilância Sanitária, Fundação Aperipê e Casa do Turista.

quarta-feira, 16 de junho de 2010

SÃO JOÃO EM ARACAJU - II

Visite Aracaju. Aqui você é mais Feliz!


Arraiá do Povo disponibiliza lan house gratuita



Aracaju, 16 de junho de 2010

Além de muito forró e animação típicos durante os festejos juninos do Arraiá do Povo, os sergipanos e turistas que visitarem a cidade cenográfica da Orla de Atalaia têm mais uma opção de entretenimento: o acesso gratuito à internet. O Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Casa Civil (Secc) e da Empresa Sergipana de Tecnologia da Informação (Emgetis), disponibilizaram a estrutura da lan house do projeto Sergipe Internet, que tem o objetivo de promover a inclusão social, através da universalização do acesso à informação.

Para utilizar o serviço, basta comparecer ao estande da lan house e fazer o cadastro de usuário. O espaço está em funcionamento de terça a domingo, das 14h às 22h. A iniciativa conta com a parceria da Empresa Sergipana de Turismo (Emsetur), Banese, empresa de telefonia Oi e Prefeitura Municipal de Aracaju (PMA).

O Sergipe Internet é resultado do sucesso do projeto Verão Digital, desenvolvido durante os meses de janeiro, fevereiro e março, que disponibilizou o acesso gratuito à web através de duas lan houses e zonas Wi Fi (áreas com cobertura de internet sem fio). Segundo a coordenadora do Sergipe Internet e técnica da Casa Civil, Isabela Piva, o projeto assume a partir de agora um caráter constante. “Em virtude da boa aceitação do Verão Digital, o Governo resolveu manter os serviços. O Sergipe Internet conta com as quatro zonas Wi Fi da Orla permanentes e com lan houses temáticas, que serão disponíveis a critério do Governo”, explica.

Durante os festejos juninos, a lan house da cidade cenográfico do Arraiá do Povo fica em funcionamento até o dia 11 de julho. Já a rede de internet sem fio permanece nas seguintes localidades: Passarela do Caranguejo, no Monumento aos formadores de nacionalidade, região dos Lagos (atrás do Oceanário) e na Praça de Eventos da Orla.

A lan house do Arraiá do Povo conta com monitores preparados para atender o cidadão, que poderá contribuir com a campanha em prol da candidatura da Praça São Franscisco, em São Cristóvão, à patrimônio da humanidade. Para a estudante de Turismo e monitora da lan house, Tássila de Souza, a expectativa é receber um grande número de visitantes que poderão apoiar a iniciativa. “A praça é destaque na pauta de 2010 da Unesco, por isso é importante contribuir para qualificação ao importante título”, reforça.



Fonte: ASN

SÃO JOÃO EM ARACAJU - I

Arraiá do Povo atrai milhares de pessoas

                                foto: Mário Sousa


Sergipe está todo enfeitado e cheio de gente animada por um bom forró. As noites do último final de semana provaram que a opção preferida dos sergipanos são os festejos juninos.O Arraiá do Povo, na Praça de Eventos da Orla de Atalaia, recebeu milhares de pessoas que se encantaram com as atrações e opções do local.



A noite de sábado, 12, dia dos namorados, foi a escolha do casal de estudantes, Edgar de Lima e Amanda Emanuela. “Todo ano nós comemoramos o dia dos namorados aqui, desde a primeira vez que foi montada a cidade cenográfica. Como nós gostamos muito de forró, acho que esse cenário é o ideal. E neste ano, a estrutura está ainda mais bonita”, disse Edgar.



Já para o casal Jamil Jorge e Denise Costa, passar a noite no evento é novidade.“É a primeira vez que eu venho ao Arraiá do Povo, eu sou baiano, mas a minha namorada é daqui. Nós estávamos passando pela Orla, ela comentou sobre o local, e nós decidimos parar para conferir, e eu estou gostando muito. O clima da festa está tão agradável que nós decidimos comemorar o dia dos namorados por aqui mesmo”, afirmou o técnico em sistemas.



O Arraiá do Povo é um espaço democrático, pensado na valorização da cultura sergipana. A cidade cenográfica está montada numa área de aproximadamente de 1 mil m2 , onde está instalado o Barracão Cultural, em espaço de 800 m2, acoplado a uma arquibancada coberta, com capacidade de recepcionar 800 pessoas, protegendo-as de eventuais chuvas durante as apresentações. O espaço está aberto ao público diariamente, até o dia 11 de julho, das 17h até a meia-noite, por onde passarão aproximadamente 80% das 224 atrações sergipanas inclusas na programação artística preparada para a capital, que também se apresentarão no Gonzagão e no Centro de Criatividade.

                                foto: Wellington Barreto


Essa iniciativa é elogiada pela dona de casa Ana Maria Pascoal e a filha Érica Pascoal, que moram há sete anos em Florianópolis. “Eu, como sergipana, dou muito valor à cultura do nosso estado. Estou achando tudo isso aqui maravilhoso. Esse é um espaço para a família, não é à toa que até o meu neto, que é uma criança pequena, está prestando atenção nas manifestações folclóricas e se divertindo tanto quanto nós”, declarou Ana Maria.






Fonte: divirta.se.gov.br