domingo, 10 de outubro de 2010

Saiba mais sobre Aracaju

Atrativos Turísticos

Conheça Aracaju e apaixone-se!

Arcos da Orla de Atalaia
Aracaju é uma das primeiras cidades planejadas do Brasil. Foi fundada para abrigar a nova capital da Província de Sergipe, que precisava estar perto do mar, abrindo caminho para o desenvolvimento (saiba mais de nossa história no texto logo abaixo). A qualidade de vida é uma de suas principais características, uma marca conquistada com muito trabalho e persistência. O equilíbrio na distribuição de renda, por certo, é uma das razões desse título outorgado pelo Ministério da Saúde com base nos principais indicadores sociais. Apesar de sua atmosfera ainda um pouco interiorana, Aracaju a cada dia fica mais moderna e mais cosmopolita, incorporando serviços de qualidade e criando oportunidades de trabalho e investimento em todas as áreas, com destaque para o turismo. Com localização geográfica privilegiada, a bela capital de Sergipe ocupa uma faixa litorânea da costa nordestina, entre os estados da Bahia e de Alagoas.13 de Julho 
Cortada por rios e mangues, e banhada pelo Oceano Atlântico, Aracaju proporciona agradáveis passeios em seu perímetro urbano, e permite alcançar qualquer atrativo do estado em menos de três horas de viagem. Com uma malha urbana bem planejada e um centro histórico preservado, a cidade permite também fácil deslocamento entre seus principais atrativos, podendo fazer-se a circulação entre seus extremos em pouco mais de trinta minutos. Em tempos de engarrafamentos constantes nas principais capitais brasileiras, podemos considerar isso como um interessante diferencial competitivo, e a confirmação de que em Aracaju você tem tudo ao seu redor!
 
Aracaju – Um mosaico de emoções!
“Cajueiro dos papagaios”, Aracaju em Tupi, foi fundada na margem esquerda do rio Sergipe em 1855 pelo engenheiro Sebastião José Basílio Pirro. Construída de forma planejada, em formato de tabuleiro de xadrez, Aracaju é uma cidade limpa, tranqüila, com muito verde e com excelente infra-estrutura.


Vista da Coroa do MeioS
Transporte público totalmente integrado, 30 km de belas praias de águas tranqüilas, mar temperado e ameno como o clima no ano todo, gente simpática e acolhedora, são apenas algumas das razões que fazem da nossa capital um local encantador. A orla de Atalaia, considerada uma das mais belas do Brasil, além da praia famosa tem infra-estrutura completa, com bons restaurantes, bares, quadras de tênis, oceanário, kartódromo, parque infantil e dezenas de hotéis e pousadas para todos os gostos e bolsos, inclusive com empreendimentos das principais redes internacionais. As praias de Aruana, Robalo, Artistas, Refúgio, Náufragos, Mosqueiro e Coroa do Meio completam o cenário de nossa incomparável orla. A culinária é um show à parte. Frutos do mar, com destaque para o caranguejo, peixes, bons cortes de carne, comidas típicas, restaurantes regionais com shows, cozinha internacional e contemporânea, sorvetes de frutas tropicais como a mangaba, há de tudo na colorida cozinha Sergipana. Nos mercados populares e no centro de turismo pode ser comprado o rico artesanato local, que explora as tradições seculares de um povo que gosta de receber. O folclore explode nas festas juninas, quando o forró espalha animação e alegria por toda a cidade, nas homenagens a São João, Santo Antônio e São Pedro. É uma festa imperdível, e uma das melhores festas populares de todo o país.Praça da Catedral
Com cerca de 550 mil habitantes, nossa cidade tem a melhor qualidade de vida entre as capitais brasileiras, título que muito nos orgulha e que fazemos questão de ajudar a preservar. A atividade industrial diversificada, o comércio e o turismo, são a base de nossa pulsante economia, e fazem com que tenhamos a maior renda per capita do nordeste. Não tem como errar, Aracaju merece sua visita e vai surpreender você. Venha para o melhor do nordeste, conheça Sergipe, um destino surpreendente!

Um pouco de nossa história
A história de Aracaju está intimamente ligada à cidade de São Cristóvão, primeira capital de Sergipe e a quarta cidade mais antiga do Brasil. Foi a partir da necessidade de mudança da sede da capital que Aracaju nasceu, cresceu e se desenvolveu.
São Cristóvão
No início do processo de colonização do Brasil, a região onde está Aracaju fazia parte das terras dominadas pelo cacique Serigi, que se estendiam das margens do Rio Sergipe até o Rio Vaza Barris. Quando Cristóvão de Barros atacou as tribos do cacique e de seu irmão Siriri em 1590, derrotando-os, deu origem, no primeiro dia do mês de Janeiro de 1590, à cidade de São Cristóvão, próxima à foz do Rio Sergipe, constituindo assim a capitania do mesmo nome. Ao contrário do que se via em outras capitanias, entretanto, a capital de Sergipe ficava a mais de 20 km de distância do mar, obrigando os navios a usar os portos de rio, o que dificultava muito as operações navais e o comércio de mercadorias, já que apenas pequenas embarcações eram capazes de subir os rios com segurança. Muito depois, a partir de 1854, o governo da Província voltou seus interesses para uma praia próxima à foz do Rio Sergipe, transferindo para lá a Alfândega e a Mesa de Rendas Provinciais. Em seguida construiu uma agência dos correios, uma sub-delegacia de polícia e um porto no mesmo local, a Praia de Atalaia.
Orla de Atalaia
Em dois de março de 1855, a Assembléia Legislativa da Província abriu sessão em uma das poucas casas existentes na Atalaia de então, e Inácio Joaquim Barbosa, primeiro presidente da Província de Sergipe Del Rey, transferiu oficialmente a capital de São Cristóvão para o novo povoado portuário que se erguia na foz do Rio Sergipe. Em 17 de março do mesmo ano Inácio Barbosa apresentou o projeto que elevaria o povoado de Santo Antônio de Aracaju à categoria de cidade. A nova localização da capital beneficiava o escoamento da produção açucareira e permitia maior desenvolvimento comercial, fazendo com que, em pouco tempo, Aracaju ganhasse importância e ultrapassasse cidades mais antigas e tradicionais como Laranjeiras, Maruim e Itaporanga. O fundador de Aracaju, Inácio Barbosa, está homenageado em um monumento na Orla de Atalaia, uma estrutura de aço de 5,5 m de altura e com peso superior a duas toneladas. O local é muito fotografado por nossos turistas o ano inteiro, e fica num local que vale a pena percorrer a pé e com calma, já que permite apreciar todo o conforto de uma das orlas mais bonitas do Brasil.
Informações úteis
  • População: 520.000 Habitantes
  • Clima: Quente e úmido
  • Época de chuvas: de abril a agosto
  • Temperatura Média: 25 graus centígrados
  • Voltagem: 110v
  • Prefixo telefônico: 79
  • Rodoviária de Aracaju: 3259-2848
  • Aeroporto de Aracaju: 3212-8500
  • Delegacia de Turismo: 3255-2155
  • CPTur – Companhia de Policiamento de Turismo: 3223-2313 / 8822-2853
PRAIAS
Praias
Águas límpidas com temperatura média de 25ºC são uma constante nas praias de Aracaju. O passeio começa nas praias da Coroa do Meio e dos Artistas. Seguindo adiante, chegamos à praia de Atalaia com sua movimentada orla, um dos mais belos cartões postais de Aracaju. Com uma infra-estrutura invejável, a orla de Atalaia atrai milhares de turistas o ano todo. Restaurantes, bares, cartódromo, oceanário, galeria de arte, centro de artesanato, quadras esportivas, lagos com pedalinhos, parque infantil, tudo isso pode ser encontrado nesta que é considerada uma das mais lindas orlas do Brasil.
Para banhos de mar, uma boa opção é percorrer as praias de Aruana, Robalo, Náufragos, Refúgio e Mosqueiro, a última praia da capital em direção ao sul.
O banho de mar é seguro. Pode-se andar até 50 metros, mar adentro, sem riscos. As ondas não são altas, o que possibilita às pessoas desfrutar a praia sem sobressaltos.
Praias
Os 30 km de litoral de Aracaju oferecem infra-estrutura de primeira, com excelentes bares de praia que servem o que há de melhor na culinária local: caranguejos, camarões e os caldinhos de lambreta e de sururu.
Aracaju ainda oferece, para os mais aventureiros, opções como mergulho em lajes de corais, a menos de uma milha da costa. Assim, pode-se conhecer o interior de diversos navios naufragados a cerca de 30 metros de profundidade, bem em frente à Praia dos Náufragos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário