domingo, 9 de janeiro de 2011

Orla Pôr do Sol atrai turistas ao Mosqueiro

Movimento de turistas cresce no mais novo cartão postal de Aracaju






A Orla Pôr Sol atrai cada vez mais turistas e curiosos para o Mosqueiro, às margens do rio Vaza Barris, uma das regiões mais belas da cidade. Com a chegada do verão e das férias escolares, a movimentação de pessoas cresce a cada dia. Esse movimento se intensifica nos finais de semana. São pessoas de todas as idades e origens que buscam diversão e uma bela vista. Muitas vão atraídas pela curiosidade de conhecer um dos mais belos pores do sol do Brasil.
O presidente da Associação de Moradores do Mosqueiro, Odilon Gomes Santos, conta que depois da inauguração da orla o movimento tem aumentado. "A obra trouxe grande fluxo de turistas, não só de outros estados, mas também locais, que vêm apreciar a beleza do pôr do sol", informa ele. O encantamento dos que chegam pela primeira e daqueles que redescobrem o local é notável. E nessa lista entram não só pessoas de outros estados, mas também moradores de Aracaju e do interior de Sergipe.
As formas pelas quais as pessoas ficam sabendo sobre a nova orla são as mais diversas. Algumas estão indo para a Croa do Goré (um banco de areia que forma uma ilhota durante a maré baixa) ou para embarcar em algum catamarã quando chegam ao local. Outras descobrem na internet. Esse foi o caso de um grupo de amigas de Pernambuco e da Paraíba. "Procuramos na internet lugares para ir em Aracaju e encontramos essa orla. O lugar está lindo e estamos gostando muito", conta Wyara Queiros, 26 anos, moradora de Campina Grande (PB).
Já não é a primeira vez que o trio de amigas vem a Aracaju. Bem humoradas, elas contam que a cidade sempre as surpreende. "Toda vez que chegamos a Aracaju tem uma orla nova para conhecer. A cidade está toda mais bonita", brinca Débora Vasconcelos, de 27 anos, residente em Caruaru (PE). "Aracaju vai ser a cidade das orlas", conclui Débora.
O espaço agrada também aos que já conheciam e retornam. Foi isso que aconteceu com a doutoranda em Engenharia Agronômica, Aline de Almeida Vasconcelos. Aline é sergipana e está há oito anos morando em Viçosa (MG). "Vim aqui em busca de informações sobre a croa, estou trazendo umas amigas da faculdade para conhecer Aracaju, e queria saber como pegar o barco", conta ela. Mesmo já conhecendo o espaço, a estrutura nova surpreendeu a estudante. "Adorei isso aqui. A estrutura está muito bacana. O lugar virou um cartão postal", conta.
Desenvolvimento
A construção do complexo da Orla Pôr do Sol trouxe avanços para todo o bairro do Mosqueiro e isso já é consenso entre a comunidade. "A estrutura da comunidade melhorou muito. Agora temos calçamento, saneamento e também tudo está mais bonito", conta o auxiliar de serviços gerais e estudante Elísio José de Brito Neto, de 21 anos.
A população local está aproveitando a temporada de verão e o crescimento do movimento para aumentar o faturamento. Os vários bares e restaurantes da região são bons exemplos disso. "O comércio melhorou muito", reconhece o presidente da Associação de Moradores.
Esporte
A Orla Pôr do Sol virou um ponto de encontro para quem curte práticas de esporte na Zona de Expansão de Aracaju. De caminhadas até esportes náuticos, são vários as modalidades esportivas praticadas no complexo. "O rio aqui é muito bom. Ele pode receber qualquer tipo de esporte náutico, desde remo, vela até motorizados", conta Odilon Gomes, admirando o rio Vaza Barris. O número de pessoas que usa o espaço para caminhar e andar de bicicleta, por exemplo, também cresce.
Bom Jesus dos Navegantes
Em 1º de janeiro é comemorado o dia de Bom Jesus dos Navegantes. A comunidade do Mosqueiro realiza todos os anos uma tradicional festa em homenagem ao santo. Nesta edição a procissão recebeu o apoio da PMA e foi recorde de público. "Eram esperadas aproximadamente 500 pessoas e tivemos uma média de 4 mil pessoas de todas as idades", conta a diretora do Conselho de Associações de Moradores da Zona de Expansão,  Karina Drummond.
Para o presidente da Associação de Moradores do Mosqueiro, o púbico recorde ocorreu em função da nova obra no local e do apoio da Prefeitura de Aracaju. "O espaço físico atraiu tanta gente, somado às atrações, que ajudaram a encher todo o local", comenta Odilon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário